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Resumo

O projeto consiste na implementação de um módulo de interação com suporte a dispositivos convencionais, como mouse e teclado, e não convencionais, como luva de dados e equipamento háptico, para um framework denominado ViMet(Virtual Medical Training), que disponibiliza a desenvolvedores de aplicações funcionalidades básicas de Realidade Virtual, para facilitar a construção de Ambientes Virtuais que simulam exames de punção, permitindo desta forma, a combinação de dispositivos de acordo com a disponibilidade financeira e grau de realismo desejado. Com o módulo, que está sendo desenvolvido em linguagem de programação Java e a API (Application Programming Interface), Java 3D, é possível por intermédio dos dispositivos, navegar pelo ambiente; manipular objetos virtuais (segurar um órgão e manusear um instrumento, como por exemplo, uma seringa); e controlar a interação, definindo níveis de dificuldade e situações diversas em um treinamento médico. Uma avaliação de interação com profissionais da área médica também está prevista, procurando levar em consideração aspectos computacionais, tais como: tempo de resposta, tipo de dispositivo, combinação de dispositivos, integração entre as linguagens de programação Java e C, visto que no caso do dispositivo háptico, bibliotecas e drivers disponíveis foram desenvolvidos em C, e o ViMeT está sendo implementado em Java e Java 3D, que afetam o desempenho do sistema; e aspectos humanos, como: facilidade de uso, nível de entendimento da tarefa, experiência com dispositivos, que serão verificados por meio de questionários.

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