Informações

Dados temporais não possuem uma representação natural, por essa razão a busca por representações visuais para esses dados é um desafio estudado por muitas técnicas e métodos de Visualização de Informação (VI), na tentativa de auxiliar no entendimento de padrões e relações existentes, suportando tanto os processos de planejamento como de tomada de decisões. Maior parte das técnicas de VI usam o espaço bidimensional (2D) combinado com técnicas bem conhecidas de visualização, entretanto, diante do aumento da presença da Visualização de Dados Temporais em diferentes domínios de aplicação bem como o uso de diferentes técnicas, a discussão sobre o uso do espaço tridimensional (3D) emerge. Na área da saúde, o procedimento de Anamnese oferece aos profissionais da saúde, um grande volume de informações valiosas, que usualmente são analisadas considerando o aspecto temporal. Contudo, apesar de uma importância e riqueza, a carência por ferramentas adequadas para a exploração desses dados pode limitar seu uso. Dessa forma, diante do limitado uso do espaço 3D na visualização de dados temporais, este projeto propõe o uso de Ambientes Virtuais 3D em uma abordagem que suporte o mapeamento, visualização e a exploração desses dados. Baseado em Modelos de Atenção Visual e em conceitos de Gaming Design espera-se contribuir para um novo nível de interação com dados médicos temporais considerando diferentes níveis de granularidade e otimizando a visualização de dados. Além da boa interação entre usuários e o ambiente virtual 3D, os resultados preliminares reforçam que a abordagem proposta possui potencial para abrir oportunidades na exploração de dados bem como a relevância na otimização na visualização de dados temporais na rotina médica por meio de estratégias usando realidade virtual.

Palavras-Chave: Visualização de Informação; Dados Temporais; Dados Médicos; Realidade Virtual.

Cooperação:

  • Dr. Samir GARBAYA, professor associado na École Nationale Supérieure d´Arts et Métiers – ParisTech University, pesquisador no END: ICAP Laboratory INSERM U1179.
  • Professor Médico Romeu Carillo Jr., Me., Chefe do Departamento de Homeopatia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) - São Paulo/SP, Presidente da Associação Brasileira de Reciclagem e Assistência em Homeopatia (ABRAH) - São Paulo/SP.


Membros