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A Realidade Virtual (RV) é a tecnologia mais avançada disponível atualmente de interação humano-computador. Por meio de Ambientes Virtuais, é possível simular a realidade, possibilitando a imersão, interação e navegação do usuário em ambientes tridimensionais em tempo real. A RV tem contribuído muito para a área da Medicina, especialmente no que diz respeito a treinamento médico. O ViMeT (Virtual Medical Training) é um framework, em desenvolvimento, utilizado para gerar aplicações de treinamento médico empregando técnicas de RV. Nesse contexto, a estereoscopia utilizando anaglifos surge como uma das técnicas para proporcionar imersão nas aplicações geradas. Os anaglifos são imagens com efeito tridimensional, devido à sobreposição de duas perspectivas diferentes de uma mesma imagem, geradas com cores complementares, sendo então fundidas pelo cérebro. Porém, há uma perda da cor real da imagem na simulação, o que gera um desconforto e/ou dificuldade na visualização durante o treinamento médico. Esse projeto visa a implementar anaglifos coloridos no ViMeT, preservando ao máximo as cores dos objetos virtuais utilizados em aplicações de treinamento médico, a fim de incrementar o realismo da simulação. Para atingir o objetivo proposto, neste relatório é apresentada uma revisão sistemática abordando as técnicas existentes de estereoscopia, além de uma breve apresentação do framework ViMeT. A implementação de anaglifos será feita em linguagem Java. Ao final, espera-se obter a implementação de anaglifos em cores, minimizando a perda de cores reais dos objetos e, assim, melhorando a eficiência do treinamento médico virtual.

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