Informações

Com a popularização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) o processo de aquisição de conhecimento (cognição) dos estudantes tem sido alvo de pesquisas. Uma discussão que é delineada nesse contexto se refere à contribuição que os AVAs efetivamente oferecem para a aquisição de conhecimento do aprendiz e como é possível avaliar tal aprendizado. Estudos têm demonstrado que os métodos amplamente aplicados para avaliação da cognição nos AVAs têm feito uso intensivo de preenchimento de questionários, aplicados fora dos AVAs, favorecendo respostas subjetivas que podem não condizer com a realidade. O presente projeto está inserido em um escopo mais abrangente que visa a definir uma metodologia para avaliar a aquisição de conhecimento em AVAs tridimensionais. A fim de tornar o processo automático e útil, é necessário que tal metodologia não requeira alterações no AVA que está sendo avaliado. Uma das possíveis soluções é o emprego de Programação Orientada a Aspectos (POA). Assim, neste projeto foi empregado os conceitos de POA para implementar um módulo de registro de dados de interação em um sistema destinado a avaliar a aquisição de conhecimento em AVAs.

Módulo de Monitoramento das Interações dos Usuários
Sistema de Avaliação da Aprendizagem (perfil avaliador) – cadastro nova interação

Palavras-chave: monitoramento das interações, avaliação da aprendizagem, Ambientes Virtuais de Aprendizagem Tridimensionais.

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