Nome: Recuperação de imagens por conteúdo utilizando Lógica Fuzzy - um estudo de caso sobre imagens faciais

Associação: Recuperação de Informação

Atualizado em 07/01/2016

Método

A técnica de CBIR (Content-Based Image Retrieval) consiste em recuperar imagens de um banco de dados com base na similaridade entre uma imagem modelo e as imagens armazenadas. A lógica Fuzzy, tem por objetivo classificar essa similaridade considerando graus de pertinência, sendo que quanto maior o grau, maior a similaridade. O presente trabalho propõe a implementação e a análise da recuperação de imagens por conteúdo utilizando a técnica de Inteligência Artificial de lógica Fuzzy. A integração entre CBIR e lógica Fuzzy ocorrerá por meio da técnica de realimentação por relevância, na qual o usuário classifica cada imagem resultante como relevante ou não a sua busca, de modo que o algoritmo ‘aprenda’ e adeque seus graus de pertinência de acordo com as especificidades do usuário.

Palavras chaves: Recuperação de imagens baseada em conteúdo, CBIR, Lógica Fuzzy, O-FIm, Extratores

Conteúdo relacionado

Membros