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Projeto VIDA - Vídeo (versão inglês)

O ensino de anatomia para a formação adequada de médicos e profissionais da saúde requer laboratórios com altos custos de manutenção e operação. Ainda que o uso de tal infra-estrutura seja indispensável para a aquisição de competências fundamentais pelos estudantes, é possível reduzir o tempo médio de sua utilização - e, portanto, os custos do treinamento - adotando-se ferramentas virtuais. Um dos problemas dos laboratórios virtuais, no entanto, é que também podem ter custos altos na medida em que se busque aumentar a sensação de presença e imersão dos alunos nas atividades de aprendizagem. Este artigo apresenta uma solução de baixo custo para telepresença imersiva, envolvendo visualização e manipulação direta de estruturas anatômicas, em tempo real, de imagens anatômicas volumétricas projetadas à frente do monitor (ou tela de projeção) por meio de efeito estereoscópico anaglífico. Esta abordagem aumenta o realismo e a sensação de presença, provocando assim maior envolvimento e motivação aos alunos.

TORI, R. ; Fatima L S N Marques ; GOMES, V. H. P. ; TOKUNAGA, Daniel Makoto . VIDA: Atlas Anatômico 3D Interativo para Treinamento a Distância. In: WIE 2009 - XV Workshop Sobre Informática na Escola, 2009, Bento Gonçalves. Anais do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009. p. 1-10.

Tori, Romero ; TOKUNAGA, Daniel Makoto ; NAKAMURA, Ricardo ; Fatima L S N Marques ; CORREA, C. G. ; Picchi, F L . Visualização não-fotorrealística no design de interação do ambiente VIDA. In: 9º P&D Design - Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, 2010, Sao Paulo. Anais do 9º P&D Design - Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, 2010. p. 1-14.

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