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Em conseqüência de uma crescente demanda – exercida tanto pela comunidade cientı́fica quanto por leigos – por formas mais apropriadas de apresentação de imagens que represen- tem um ambiente particular, inúmeros estudiosos têm se empenhado em transportar para o universo visual certas realidades outrora confinadas apenas na concepção de poucos. O presente trabalho objetiva a apresentação de uma ferramenta de visualização de soft- ware orientado a objeto. Através do reconhecimento dos componentes de um programa Java, ela é capaz de exibi-los por meio de metáforas tridimensionais, facilitando a in- teração entre o usuário e os objetos exibidos. Compõe ainda seu escopo a apresentação de conceitos relacionados à visualização de software orientado a objeto, principalmente por meio da apresentação de pesquisas e trabalhos relacionados. São colocados em foco aspectos da visualização de dados (incluindo os de natureza cientı́fica) e sua aplicabilidade na educação, além de conceitos concernentes ao espaço tridimensional. São apresentados exemplos de mapeamentos de dados originais em metáforas, destacando a importância deste procedimento na obtenção de uma visualização de compreensão satisfatória e ime- diata. A expressividade e a efetividade assumem papéis de elementos de avaliação destas metáforas. O estudo da programação orientada a objeto revela as estruturas de programa baseado neste paradigma que são apresentadas através de metáforas na efetiva imple- mentação do projeto. Em sua parte final, o trabalho apresenta descrições relacionadas ao uso da ferramenta, examina resultados de aplicações da ferramenta em alguns programas e propõe trabalhos futuros como desdobramento e evolução do projeto nesta oportunidade apresentado.

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