Nome: Adaptaçào automática de jogos sérios a partir de emoções e traços de personalidade

Associação: Computação Afetiva

Atualizado em 12/09/2022

Informações

O desenvolvimento e a avaliação de jogos sérios é um tópico que envolve diferentes áreas, tanto internas à Ciência da Computação quanto fora dela. O potencial que este tipo de aplicação apresenta tem motivado seu aperfeiçoamento constante, tanto pela academia quanto pela indústria. Neste sentido, este trabalho aborda um dos principais desafios relacionados aos jogos sérios: torná-los mais atrativos aos jogadores.

O objetivo desta tese é a proposta de uma abordagem que favorece o desenvolvimento de jogos sérios providos de adaptação automática, considerando as emoções e os traços de personalidade do jogador. A partir de revisões de literatura, não foram identificados estudos que englobassem tais aspectos em uma abordagem para a adaptação automática de diferentes jogos sérios. Com a proposta, a adaptação do jogo acontece em tempo de execução, com o intuito de oferecer uma melhor experiência aos jogadores.

Para validar a abordagem, foi implementado um framework que usa reconhecimento de emoções a partir da análise de expressões faciais e traços predominantes de personalidade a partir de um inventário preenchido pelo jogador. Foram realizados experimentos com usuários visando a validar: i) o uso de expressões faciais como instrumento de avaliação da experiência do jogador; ii) o estabelecimento de versões adequadas ou inadequadas para cada traço de personalidade; iii) a efetividade da abordagem proposta em oferecer melhor experiência aos jogadores; e iv) um novo instrumento para a avaliação da experiência do jogador.

Os resultados indicam que a abordagem é promissora, apresentando indicadores positivos para usuários com traços de personalidade específicos. Conclui-se, a partir da análise dos resultados, a viabilidade da utilização da análise de expressões faciais para a avaliação da experiência do jogador, a possibilidade de se definir versões adequadas e inadequadas de um jogo para cada traço de personalidade, bem como a eficácia da adaptação automática de jogos sérios considerando as emoções e os traços de personalidade do jogador.

Membros