Informações

A ferramenta que altera a expressão facial em fotografias por de trás deste jogo é um dos objetivos desta pesquisa. Essa alteração da expressão facial da fotografia se baseia em modificar a foto a partir de um exemplo. Ou seja, existe um conjunto de exemplos (banco de expressões faciais) e a ferramenta escolhe aquele que mais se parece com a face fornecida pelo usuário (jogador). Então, são identificadas as alterações referentes a expressão facial na imagem escolhida. Em seguida, essas alterações identificadas são usadas como base para a modificar a imagem fornecida. Por fim, essas modificações da expressão são mescladas a face fornecida de modo gerar a nova imagem contendo a expressão facial desejada, como exemplificado na figura abaixo.

Processo básico

A imagem original pode ser encontrada em “ Mursi Boy” Ela foi fotografada por Rod Waddington e está sobre a licença CC BY 2.0.

Resumo da pesquisa:

O processamento e a identificação de emoções faciais constituem ações essenciais para estabelecer interação entre pessoas. Alguns transtornos psiquiátricos podem limitar a capacidade de um indivíduo em reconhecer emoções em expressões faciais. De modo a contribuir com a solução deste problema, técnicas computacionais podem ser utilizadas para compor ferramentas destinadas ao diagnóstico, avaliação e treinamento no reconhecimento de tais expressões. Com esta motivação, o objetivo deste trabalho é definir, implementar e avaliar um método para sintetizar expressões faciais que representam emoções em imagens de pessoas reais. Nos trabalhos encontrados na literatura a principal ideia é que a expressão facial da imagem de uma pessoa pode ser reconstituída na imagem de outra pessoa. Este estudo difere-se das abordagens apresentadas na literatura ao propor uma técnica que considera a similaridade entre imagens faciais para escolher aquela que será empregada como origem para a reconstituição. Desta maneira, pretende-se aumentar o realismo das imagens sintetizadas. A abordagem sugerida para resolver o problema, além de buscar as faces mais similares em banco de imagens, faz a deformação dos componentes faciais e o mapeamento das diferenças de iluminação na imagem destino. O realismo das imagens geradas foi mensurado de forma objetiva e subjetiva usando imagens disponíveis em bancos de imagens públicos. Uma análise visual mostrou que as imagens sintetizadas com base em faces similares apresentaram um grau de realismo adequado, principalmente quando comparadas com imagens sintetizadas a partir de faces aleatórias. Além de constituir uma contribuição para a geração de imagens a serem aplicadas em ferramentas de auxílio ao diagnóstico e terapia de distúrbios psiquiátricos, oferece uma contribuição para a área de Ciência da Computação, por meio da proposição de novas técnicas de síntese de expressões faciais.

Palavras-chaves: Síntese de Expressão Facial. Mapeamento de Expressão Facial. Clonagem de Expressão Facial. Transferência de expressão. Geração de expressão facial.

Conteúdo relacionado

Membros