Nome: Geração de casos para teste de sistemas de realidade virtual com retorno háptico

Associação: Realidade Virtual e Computação Gráfica

Atualizado em 07/01/2016

Informações

O retorno háptico ou simulação de sensações táteis, tem sido empregado em uma série de sistemas computacionais baseados em Realidade Virtual (RV), especialmente sistemas para treinamento de procedimentos da área de saúde. Paralelamente, a Engenharia de Software tem trabalhado para elevar a qualidade do processo de desenvolvimento de software, reduzindo erros, contexto em que podem ser destacadas atividades de validação e verificação, como as atividades de teste. Entretanto, não há registros da aplicação de atividades de teste no domínio de sistemas de RV com interface háptica. Nesse domínio, características particulares de interação são um sério problema para a automatização da atividade de teste, o que eleva seu custo e reduz sua qualidade. Dessa forma, o objetivo do presente projeto é automatizar a atividade de teste para sistemas computacionais de RV com interface háptica. Os resultados esperados envolvem a definição de casos de teste (entradas e saídas de sistemas desse tipo); o desenvolvimento de um framework de automatização, aplicando técnicas para gravar e reproduzir as entradas e saídas da interação humano-computador háptica, como a técnica de Record & Playback (R&P), para futuros testes, mesmo sem dispositivos hápticos reais.

Membros