Atualizado em 24/05/2017
Considerando a importância do treinamento na área de saúde, incluindo aulas práticas para ensino de procedimentos médicos e clínicos, o uso de ferramentas adequadas torna-se necessário. Nos últimos anos, observa-se o crescimento de ferramentas baseadas em sistemas computacionais desenvolvidas com técnicas de Realidade Virtual (RV). Dado que o procedimento de anestesia odontológica apresenta uma alta taxa de insucesso na execução, inclusive durante o treinamento de estudantes, simuladores virtuais de tais procedimentos são de extrema importância para a formação dos profissionais da área de saúde. A complexidade inerente à implementação deste tipo de sistema direciona o esforço de pesquisadores para a construção de ferramentas realistas. No entanto, muitas vezes, são pouco atrativos para os aprendizes.
Por outro lado, recentemente tem alcançado destaque na literatura o termo gamificação (do inglês gamification), que refere-se à utilização de elementos e princípios de jogos em contextos diferentes do contexto de jogos, procurando despertar o engajamento entre um determinado público. No presente trabalho, almeja-se aprimorar um simulador com interface háptica para o treinamento do procedimento de anestesia odontológica, adicionando elementos de jogos para tornar o treinamento mais atrativo aos aprendizes.
Elementos de gamificação adicionados:
Imagens do jogo sério: